Saúde bucal: cuidados com os dentinhos do bebê e da criança

Transtorno do desenvolvimento da linguagem: o que é e como identificar
18 de outubro de 2020
Nutrição: o que a mãe come influencia no desenvolvimento do cérebro do bebê
26 de outubro de 2020

“Saúde começa pela boca”: você já ouviu esta frase e é muito verdadeira. A má higienização bucal pode estar diretamente relacionada a várias outras doenças do nosso corpo.

Para quem tem filhos, saiba que a saúde bucal começa antes mesmo dos primeiros dentes. Aqui, a odontopediatra Patrícia Blaya Luz, do Nasce Criança, traz vários tópicos importantes sobre o assunto. Vamos falar aqui sobre higiene, ordem de erupção dos dentes, escolha da pasta de dente, como funciona a consulta com o odontopediatra e muito mais.

Saúde bucal para bebês

A rotina de escovação das crianças deve começar com o início do nascimento da dentição. Contudo, os pais já podem começar os cuidados antes dos primeiros dentes. As mamães podem realizar massagens nas gengivas dos bebês antes disso.

“O objetivo principal dessa massagem é acostumar o bebê a receber essa manipulação e familiarizar a mãe à boquinha do seu filho. Assim, ela facilmente perceberá quando os dentes começarem a romper as gengivas”, destaca a dentista.

Essa massagem pode ser realizada esporadicamente, com artigos específicos para isso, como dedeiras ou luvinhas de higiene, ou com os dedos da mãe, devidamente higienizados. A dentista explica que esse deve ser um momento de carinho e cumplicidade entre mãe e bebê: “Se seu filho achar muito chato, respeite o tempo dele e não insista. Pode ficar tranquila, pois enquanto não há dentes na boca, não existe uma urgência em manter a boquinha limpa”.

Quando surgirem os primeiros dentinhos

A partir do momento em que os primeiros dentes de leite nascem, os cuidados passam a ser mais frequentes. Quando o bebê começa a apresentar os primeiro dentinhos, a primeira consulta com o odontopediatra deve ser marcada.

“Nossa ideia nessas consultas é além de realizar um bom exame dos dentes de seu filho, entender a rotina de cada família, conhecer o tipo de exposição que cada paciente tem aos fatores associados à cárie para poder passar uma orientação de cuidados de saúde oral específicos para cada criança”, conta Patrícia.

O contato das crianças com o profissional especializado ajuda a acompanhar o desenvolvimento e criar uma relação de confiança.

Saúde bucal do bebê: tudo sobre a primeira consulta

Como é a primeira consulta? A partir de que idade é preciso ir? Como é a higiene na fase da amamentação? E quando a criança usa chupeta? Como é feita a escovação dos dentinhos? A odontopediatra Patrícia Luz responde no vídeo a seguir:

Saúde bucal na infância: como escolher a pasta de dente

Quanto colocar de pasta de dente? Use a referência do tamanho de um grão de gergelim para as crianças pequenas. É comum vermos em propagandas de pasta de dente a colocação de um exagero do produto, o que não corresponde à maneira correta de utilizar em casa.

Crianças de 2 anos já podem usar o tamanho de um grão de arroz e depois dos 4 anos essa quantidade pode aumentar para um grão de ervilha.

O mercado oferece também opções de pastas dentárias sem flúor. A odontopediatra indica que essa opção seja utilizada durante a escovação na escolinha ou quando as crianças ficam sob cuidado de terceiros, pois os pais não têm como controlar a quantidade usada.

Mais dúvidas comuns sobre saúde bucal: bebês podem usar creme dental com flúor para a limpeza dos dentinhos? Quais são as indicações para uso de flúor para crianças? Quanto de pasta dental colocar na escova? A odontopediatra Patrícia Luz, do Nasce Criança (Porto Alegre), dá todas as orientações para as famílias no vídeo a seguir.

Saúde bucal na infância: a ordem de erupção dos dentinhos do bebê

Qual dente deverá nascer primeiro? E depois? No post especial abaixo, a gente mostra quais dentinhos costumam vir antes e em quais fases do crescimento.

Ver essa foto no Instagram

Todas as famílias curtem acompanhar o surgimento dos dentinhos do seu bebê. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🦷🦷 Para dar um norte bem amplo de quando cada par de dentinhos costuma aparecer, a odontopediatra Patrícia Blaya Luz (@patibluz) representou com massinha de modelar essa cronologia de erupção dos dentes de leite. Ao todo, são 20 e todos vão trocar, mais cedo ou mais tarde! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ "O intervalo é muito variável de criança para criança e não há motivo para preocupação ou ansiedade caso não seja no tempo exato", explica. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Há crianças que estão com a erupção completa por volta dos 2 anos de idade e outras só perto dos 3. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quando os dentinhos estão crescendo, não é indicado colocar nenhum tipo de pomada na boca para amenizar a dor. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Massagens com mordedores gelados podem aliviar o desconforto dos bebês. Uma dica é colocar a dedeira de silicone na geladeira e massagear a região onde o dentinho está por nascer. "O geladinho aumenta a sensação de alívio e seu bebê vai ficar fã dessa brincadeira", explica a odontopediatra. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🦷🦷 Na sua casa, como está a boquinha do seu filho? Como você acompanha o surgimento da dentição? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #nasce #nascesaude #nascecriança #portoalegre #dentes #dentiçãoinfantil #dentinhos #dentesdascrianças #bebê #gengivas #erupção #dentesdeleite

Uma publicação compartilhada por Nasce Saúde (@nascesaude) em

Saúde bucal na infância: quando é hora de usar aparelho dentário?

Esta é uma pergunta muito frequente também! Muitos pais acreditam que o aparelho dentário deve ser avaliado após as trocas dentárias na adolescência. Porém, o trabalho com o ortodontista pode começar muito antes disso. Segundo a ortodontista Tatiana Blaya Luz, do Nasce Criança, a idade ideal para começar a frequentar o ortodontista é a partir dos 6 anos de idade, quando iniciam as trocas dentárias.

Neste link aqui do site Nasce Saúde, Tatiana nos falou sobre a importância dessa avaliação e quais são alguns dos fatores que devem ser considerados. Clique e saiba mais sobre como é a consulta, como saber se a criança precisará de aparelho, quais as idades mais indicadas e situações frequentes.

Você também poderá se interessar por:
@@ Atenção à respiração oral das crianças
@@ Dormir com a boca aberta faz mal?
@@
Dificuldades alimentares na infância

Em vídeo, assista as explicações sobre BRUXIMO na infância:

Nasce Criança
Nasce Criança
NASCE CRIANÇA: nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *