Quantos quilos vou ganhar na gravidez?

Amamentação em livre demanda ou seguir a rotina?
1 de novembro de 2019
Comer por dois
A gestante deve mesmo “comer por dois”?
2 de novembro de 2019

Com uma alimentação adequada e o acompanhamento profissional, o ganho de peso não precisa ser uma preocupação das grávidas

Durante a gravidez, muitas mulheres têm dúvidas sobre quantos quilos a mais a gravidez trará ou como o corpo vai se recuperar da gestação. Porém, o ganho de peso é uma parte normal da gestação e acontece para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

Para garantir que todos os quilos ganhos estejam de acordo com o planejado, é recomendado que a gestante tenha acompanhamento com um profissional. A nutricionista Flávia Guedes, da Nasce Criança, explica que o ganho de peso de cada mulher deve estar de acordo com o seu IMC, índice de massa corporal.

“É indicado fazer uma avaliação nutricional e um plano alimentar balanceado para que a gestante tenha um ganho de peso proporcional ao que ela precisa para gestar o bebê, sem que tenham riscos para ela o para a criança”, explica a profissional.

Geralmente, uma mulher com o IMC dentro do adequado, entre 18,5 e 24,9, deve ganhar em torno de 11kg a 16kg. Esta é uma média.

“A gestante pode vir a ganhar um pouco menos ou um pouco mais, contanto que a mãe esteja saudável e que o bebê esteja ganhando peso e crescendo de forma adequada”, pondera Flávia.

Mamães com excesso de peso podem não ter a necessidade engordar. Já as mulheres que estão abaixo do peso podem precisar de suplementação durante a gravidez.

Para garantir saúde ao feto e da mãe, o peso do bebê deve ser controlado para garantir que o desenvolvimento está acontecendo de forma correta. Seguir uma alimentação balanceada, de acordo com as necessidades de cada mulher, cria um ambiente saudável para o crescimento da criança, sem deficiências nutricionais.

Como calcular seu IMC?

Na gravidez, alguns indicadores de riscos relacionados com o peso, como a circunferência da cintura, não podem mais ser utilizados. Por isso, o índice de massa corpórea é muito utilizado na gravidez.O IMC pode ser calculado fazendo o peso dividido pela altura ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa que pesa 66kg e mede 1,65m de altura, deve fazer 66 x 1,65². O resultado é 24,2, o que indica um IMC normal de acordo com a tabela:

  • 18,5 a 24,9‎: ‎Normal
  • 30,0 a 39,9‎: ‎Obesidade
  • 25,0 a 29,9‎: ‎Sobrepeso
  • Menor que 18,5‎: Abaixo do peso

A partir desse cálculo será montado seu plano alimentar durante a gravidez. Mesmo com essa informação, o nutricionista também irá preparar algo que condiga com as suas necessidades específicas e sua rotina.

Nasce Gestante
Nasce Gestante
Somos um centro de atendimento à gestante que reúne os mais renomados profissionais da área médica e da saúde, de diferentes especialidades, para atender a todas as necessidades da mulher em um só local, com conforto, qualidade e conveniência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *