Cólica em bebês
Cólica em bebês: quais as causas?
27 de outubro de 2019
Estimular a linguagem do bebê
Como estimular a linguagem do bebê?
29 de outubro de 2019

A escolha do produto ideal para o seu bebê é muito importante para não causar danos e irritação na pele

A pele do recém-nascido tem funções indispensáveis ao seu desenvolvimento: promove proteção por barreira, auxilia no controle de temperatura, troca de gases, manutenção da hidratação e contribui com a imunidade inata. Além disso, seu pH levemente ácido fornece proteção adicional contra germes. Por isso, é importante um sabonete adequado para bebês.

Não é qualquer produto que deve ter contato com essa pelezinha tão delicada nos primeiros anos do bebê. A dermatologista pediátrica Luciana de Abreu, da Nasce Criança, explica as características para as novas mamães compreenderem melhor e dá dicas de como cuidar e o que usar nesse período.

Ao nascimento, o recém-nascido tem um pH cutâneo que varia entre 6,3 a 7,5. Dentre a segunda e a quarta semanas de vida, o pH torna-se gradativamente ácido (4,2 a 5,9), aumentando a capacidade de defesa contra bactérias.

A pele do bebê é mais fina e com tendência a perder muita água, por isso é muito importante a escolha de produtos adequados para evitar danos à pele.

O banho é um momento de descontração e interação entre mãe e filho, portanto a escolha do sabonete ideal para bebês é de fundamental importância para manutenção da higiene e saúde da pele.

Um bom produto de limpeza para os recém-nascidos deve ter pH próximo a 5,5.

Fique atenta: os sabonetes com pH alcalinos (mais altos) podem causar ressecamento e irritação na pele.

Os sabonetes líquidos são os mais indicados para o uso diário, principalmente em crianças e lactentes , cuja pele é mais sensível e delicada.

Os syndets (synthetic detergents) na forma liquida têm o pH mais próximo ao fisiológico (aproximadamente 5). São indicados para crianças com a pele mais sensível ou com doenças que alteram a barreira cutânea (como a dermatite atópica e a ictiose). Assim a pele não resseca e permanece hidratada.

Os sabonetes antibacterianos apresentam os maiores pH, portanto não devem ser usados rotineiramente.

Nasce Gestante
Nasce Gestante
Somos um centro de atendimento à gestante que reúne os mais renomados profissionais da área médica e da saúde, de diferentes especialidades, para atender a todas as necessidades da mulher em um só local, com conforto, qualidade e conveniência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *