Março Amarelo: mês mundial da conscientização da endometriose

Foto: Cegonha Imagens
Prevenção de pré-eclâmpsia
24 de fevereiro de 2020
A importância da alimentação para a imunidade
1 de abril de 2020

A endometriose é uma doença em que temos a presença de tecido do endométrio, que é a camada interna do útero, localizada fora deste, especialmente em órgãos pélvicos como os ovários, intestinos e a bexiga. É uma doença com alta prevalência que acomete cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva e muitas vezes é negligenciada pelos próprios médicos ginecologistas.

“A demora no diagnóstico pode demorar, em alguns casos, mais de 5 anos”, explica o ginecologista Andrey Boeno, da Nasce Gestante, em Porto Alegre.

Os principais sintomas da endometriose são cólicas menstruais intensas, dor em baixo ventre, dor na relação sexual, sintomas intestinais ou urinários no período menstrual e infertilidade.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da doença é feito através da história clínica, de um exame físico geral e ginecológico bem detalhado e através de exames específicos como a ecografia transvaginal com preparo intestinal e a ressonância nuclear magnética da pelve.

O tratamento é individualizado para cada paciente e visa a resolução dos sintomas e da infertilidade. Ele pode ser realizado através de medicamentos e cirurgia (videolaparoscopia).

“Pacientes com quadros mais graves de endometriose podem necessitar de métodos de reprodução assistida para que consigam gestar”, explica o médico.

Se você apresenta cólicas intensas, sintomas urinários ou intestinais no período menstrual ou não está conseguindo engravidar, procure seu ginecologista para fazer uma avaliação.

Leia também aqui no site da Nasce:
@ Tentando engravidar? Dicas para aumentar a fertilidade
@ Maternidade tardia? O que você precisa saber sobre ser mãe após os 40 anos
@ Ocorrências de câncer de mama em mulheres jovens

Nasce Gestante
Nasce Gestante
Somos um centro de atendimento à gestante que reúne os mais renomados profissionais da área médica e da saúde, de diferentes especialidades, para atender a todas as necessidades da mulher em um só local, com conforto, qualidade e conveniência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *