Imunidade: como anda a sua? O que você precisa saber sobre sistema imunológico

Amamentar em um só seio: principais dúvidas
20 de agosto de 2020
Hipoglicemia neonatal e aleitamento materno: “Meu bebê de 3 dias foi parar na emergência, depois aprendeu a mamar”
31 de agosto de 2020

A pandemia deixou todo mundo preocupado: como será que esta a minha imunidade? Pedimos à imunologista e alergista Helena Fleck Velasco, do Nasce, a apontar o que precisamos saber sobre o assunto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos últimos 60 anos, o estudo dos erros inatos da imunidade nos ajudou a evoluir muito nesse conhecimento. Aprendemos a identificar grandes defeitos específicos e melhorar a vida das pessoas que realmente apresentam infecções graves e de repetição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando falamos de pessoas sem doenças imunológicas, melhorar o sistema imunológico ainda é um desafio. O que sabemos é que se trata de um conjunto de células e órgãos que precisam funcionar em perfeita harmonia para ter seu melhor desempenho possível – e isso está relacionado a como nutrimos e tratamos nosso corpo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabemos que a vitamina D, assim como todos os outros nutrientes, são importantes. A vitamina D é sintetizada principalmente através da exposição ao sol (pelo menos 20 minutos sem protetor solar no período das 10h às 15h). O nível de vitamina D no seu organismo é medido por exames de sangue. Em alguns casos (como nas doenças alérgicas) pode haver necessidade de suplementar a vitamina D, mas essa avaliação deve ser feita sempre com um médico, pois em excesso pode ter consequências graves também.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atualmente, estuda-se muito a relação da microbiota com o funcionamento do sistema imunológico. Sabemos que a formação da microbiota durante primeiros 1.000 dias de vida (gestação e até os 2 anos da criança) faz toda a diferença na saúde posterior do sistema imunológico. Então, se você quer otimizar sua imunidade e a do seu filho, foque em comer comida de verdade, fazer exercícios ao ar livre e tentar reduzir ao máximo o estresse do dia a dia. Se precisar de ajuda, consulte um profissional da saúde. Essas mudanças melhoram com uma visão multidisciplinar: médico, nutricionista, educador físico, psicólogo e mais.

Genética, imunidade e estilo de vida

A medicina, como tudo vem evoluindo. Passamos por momentos de grandes descobertas nos últimos anos com melhora da qualidade de vida para todos. Conseguimos criar terapias eficientes para as doenças mais comuns. Porém algumas doenças ainda nos trazem muitas dificuldades no tratamento, principalmente as doenças crônicas que são as mais prevalentes atualmente. Conseguimos na maioria das vezes controlar seus sintomas, mas como impedir seu acontecimento ou modificar sua evolução?

O que sabemos hoje em dia é que muito do desenvolvimento dessas doenças têm relação com uma mistura de genética com estilo de vida.  Mudar a genética ainda é impossível na maioria dos casos, mas podemos tentar melhorar nossa vida tendo um estilo de vida mais saudável! A melhor parte dessa mudança é que não precisamos de ninguém exceto nossa determinação para fazer acontecer.

Para melhorar nossa imunidade não é diferente, os pilares seguem sendo: uma alimentação diversificada, focada em alimentos naturais, exercício físico diário, uma boa noite de sono, controlar o stress, exposição ao sol e nos cercar de relacionamentos que nos fazem bem.
A reposição de vitaminas e minerais e a orientação de mudanças alimentares tem que ser feita individualmente com orientação de profissionais da saúde, pois cada pessoa tem suas necessidades e realidades diferentes.

A pandemia tem nos mostrado como é importante cuidarmos do nosso corpo e da nossa mente. Precisamos aproveitar esse momento de reflexão e criar oportunidades para nos cuidarmos melhor.

Leia também aqui no site do Nasce
@@ A importância da alimentação na sua imunidade
@@ Coronavírus e sistema imunológico
@@ As vacinas indicadas para as gestantes


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nasce Criança
Nasce Criança
NASCE CRIANÇA: nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *