Hipoglicemia neonatal e aleitamento materno: “Meu bebê de 3 dias foi parar na emergência, depois aprendeu a mamar”

Imunidade: como anda a sua? O que você precisa saber sobre sistema imunológico
29 de agosto de 2020
Novo curso (online) de gestantes Nasce Saúde: inscrições abertas
7 de setembro de 2020

Bruna Almada, mãe do Lucas, hoje com 8 meses

O mês de Agosto Dourado termina hoje, mas a conscientização sobre o aleitamento materno é meta para o ano inteiro. São muitos os desafios para amamentar e trouxemos ao longo do mês histórias para inspirar todas as mães.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hoje, a educadora física Bruna Almada Lopes, 34 anos, traz um emocionante depoimento: ela é mãe do Lucas, 8 meses recém feitos, e passou momentos difíceis logo nos primeiros dias de vida do bebê.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Quando estava grávida, sempre ouvia das pessoas que amamentar, para algumas mulheres, não era tão simples quanto parecia. Mas nunca me apeguei a esse tipo de comentário e me foquei em viver a experiência quando acontecesse. Curti a gravidez e ouvi as orientações, mas não busquei informações específicas sobre técnicas ou dicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lucas nasceu com 37 semanas e 4 dias. A bolsa estourou e ele nasceu cerca de 6 horas depois, de parto normal. Foi mágico! Meu obstetra, Edson Cunha, me deu total segurança e tranquilidade neste momento único na vida. Ficamos 24h no hospital e voltamos para casa. O primeiro dia foi tranquilo e cheio de emoção pela novidade de ter o bebê conosco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No dia 31 de dezembro, comecei a notar que Lucas estava dormindo muito. Não acordava com facilidade, estava bem sonolento sempre. No primeiro dia de 2020, o médico orientou a levar para a emergência. Lucas chegou com 49 mg/dl de glicose e já na triagem ele foi imediatamente passado para atendimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi um dos momentos mais tensos da minha vida toda. Aquele medo de não saber o que estava acontecendo com um bebê tão frágil! E tudo ainda piorou quando a profissional de plantão me olhou e disse: “Mãe, sabia que tem que amamentar o seu filho? É muito grave! Está com hipoglicemia e pode ter uma parada cardiorrespiratória.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comecei a chorar pensando: o que fiz de errado? Eu estava tentando amamentar, eu dou o peito… Lucas não reagiu nem quando tentaram dar fórmula na mamadeira. Só depois de algumas horas é que ele engoliu um pouquinho e a glicose começou a normalizar. Fizeram exames de sangue, eu segurando aquele bracinho minúsculo, foi uma sensação muito ruim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saí de lá com indicação de dar fórmula na mamadeira e procurar um pediatra. Escolhemos a Ludmila Schatschneider, pois como Lucas nasceu antes do previsto ainda não havia dado tempo de consultar. Eu pensava: “será que não tenho leite? por que será que ele não está conseguindo? No consultório, a Ludmila me tranquilizou a respeito dos resultados dos exames e já me apresentou a Dani (Daniela Flores do Amamenta). Lembro até hoje que ela ainda brincou: “Dani, meus pacientinhos estão passando fome, pode ajudar?”. Pois havia recém atendido outro bebê com dificuldade de ganhar peso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nossa, e como me ajudou! Não tenho palavras para agradecer por tudo o que a Dani representou para nós. Gosto de pessoas diretas e resolutivas. Identificamos que o Luquinhas é um pouquinho preguiçoso mesmo para sugar. Chegamos a fazer uso de sondinha, relactação, foi um pouco cansativo, mas extremamente recompensador. Assim, Lucas mamou por 5 meses direto e hoje sou grata por ter conseguido. Foram momentos mágicos de sintonia amamentar meu filho. É um bebê saudável e eu estou mais segura! Apaguei qualquer resquício de imagem negativa de que eu não era capaz de alimentar meu filho.”

Vídeos que você pode gostar sobre o tema AMAMENTAÇÃO:
@@ Amamentação: mitos e verdades
@@ O comportamento de mamada do bebê mudou?
@@ Como escolher a poltrona e a almofada de amamentação
@@ Amamentação em livre demanda ou seguir a rotina?

Leia também aqui no site do Nasce:
@@ Nutrição da lactante: alimentação da mãe para o período da amamentação
@@ Benefícios da amamentação a médio e a longo prazo
@@ Dicas para extração do leite materno com máquinas

@@ Amamentar em um só seio: principais dúvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *