Fisioterapia respiratória infantil: indicações e técnicas para bebês e crianças

Sistema imunológico e coronavírus: qual a relação
Coronavírus e sistema imunológico
12 de maio de 2020
xixi na cama
Xixi na cama: perguntas e respostas sobre ENURESE e seus tratamentos
26 de maio de 2020

A fisioterapia respiratória pediátrica/infantil trata especificamente de crianças. É uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e tratamento de doenças que afetam o sistema respiratório infantil. Atualmente é cada vez mais frequente pelos médicos a solicitação de fisioterapia respiratória, principalmente no inverno, para bebês e crianças.

A fisioterapeuta Juliana Ribeiro Pacheco, da Nasce Criança, explica o que é e como são as técnicas utilizadas.

Com a chegada do frio, os processos alérgicos e virais se tornam mais frequentes e, com isso, ocorre acúmulo de secreções na via aérea. Pais de crianças de até 2 anos podem aprender uma técnica segura, rápida e importante para evitar acúmulo de secreções e infecções. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do seu bebê nesse período, pois irá respirar mais facilmente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui, a fisioterapeuta respiratória Juliana Ribeiro Pacheco, da Nasce Criança (Porto Alegre), mostra o passo a passo. 👶 Você vai precisar de soro fisiológico, recipiente para o soro, uma seringa sem ponta e toalha para enrolar o bebê.

No vídeo a seguir, a fisioterapeuta ensina a como fazer a remoção de secreção em crianças maiores de 2 anos. Estes exercícios têm como finalidade estimular a tosse, promovendo a expectoração da secreção.

Leia também aqui no site da Nasce:
@@ Cuidados com o recém-nascido
@@ Como cuidar dos primeiros dentinhos
@@ Quantas horas o bebê precisa dormir?

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *