Janeiro branco: mães no puerpério.
Janeiro Branco: mães no puerpério precisam cuidar ainda mais da saúde mental
6 de janeiro de 2020
Aparelho dentário em crianças
Aparelho dentário em crianças
9 de janeiro de 2020

Neste 8 de janeiro é celebrado o DIA DO FOTÓGRAFO. E nós que somos pais e mães sabemos o quanto é lindo eternizar o crescimento dos nossos filhos em imagens. Uma das possibilidades de registrar esse desenvolvimento é começar desde recém-nascido, pois é quando os bebês têm feições completamente particulares e muito diferentes de como será quando maiorzinho. Os chamados ENSAIOS NEWBORN fazem sucesso e encantam a todos! Convidamos a fotógrafa Ana Meinhardt, sócia-proprietária da Cegonha Imagens, para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e orientar quem tem vontade de realizar.

O que é ensaio newborn e como surgiu?

A precursora do estilo newborn é a fotógrafa australiana Anne Guedes, nos anos 90, com seus lindos calendários de bebês posicionados nos mais diversos materiais, de abóboras à baldinhos e flores gigantes. Até então, não era comum fotografar recém-nascidos. De lá para cá o mercado da fotografia newborn teve um boom e hoje é um dos ensaios mais sonhados e desejados por papais e mamães.

Qual é a proposta?

Os bebês crescem e mudam a fisionomia muito rápido nos primeiros dias de vida. “Antes de ser fotógrafa de recém-nascidos e principalmente de ser mãe, eu mesma não fazia idéia do quão rápida era essa mudança. Eles deixam de ter aquele jeitinho de recém-nascidos em poucos dias! A proposta do ensaio, seja em estúdio ou em casa, é eternizar essa fase tão efêmera, aquele momento em que o bebê preenche todo o coração dos pais, mas ainda cabe nas palmas de suas mãos“, explica Ana.

E aí vale desde os ensaios mais elaborados em estúdio, com poses e acessórios chamados de props (baldinhos, cestinhas, etc) até os ensaios mais intimistas, em casa, registrando o bebê em seu ambiente, com sua família, etc. Em ambos os casos, a delicadeza e o foco nos detalhes é essencial.

Até quantos dias do bebê é possível fazer?

O ideal é realizar as fotos no máximo até 15 dias de vida. Depois disso os bebês começam a ter mais cólicas e já não ficam mais tão tranquilos nas poses. “Além disso, começam a perder um pouco aquele jeitinho de newborn depois dessa data”, explica a fotógrafa.

Em casos de bebês prematuros, consegue-se estender esse prazo para um pouco além, levando em consideração a idade corrigida. Mas sempre é importante que pais e fotógrafos conversem sobre suas expectativas x possibilidades. “Lembrando que cada bebê é único e que a foto realizada com um bebê pode não ser possível de repetir com outro”, salienta Ana.

Quais as poses mais comuns ensaio newborn?

Desde as mais orgânicas até aquelas que somente são possíveis com manipulação digital. Um exemplo clássico é aquela pose famosa do “sapinho”, em que o bebê fica sentadinho, com as mãozinhas apoiando o queixo. Mas essa foto só é possível com a montagem de duas fotos, pois no ensaio o assistente deve ficar segurando a cabeça e o queixo do bebê alternadamente, para não sobrecarregar a coluna do recém-nascido.

Aliás, por falar nisso:

ATENÇÃO para o profissional escolhido para as imagens!

Este é um ponto bem importante. Nunca faça essas fotos sem a presença de um fotógrafo profissional da área de newborn. Bebês recém-nascidos têm inúmeras particularidades e fragilidades. Os fotógrafos de newborn reconhecidos estudaram muito a fisiologia dos recém-nascidos, flexibilidade, reflexos, pontos sensíveis e muito mais, para poder ter segurança necessária neste momento. “Em um ensaio assim, tudo pode ser potencialmente arriscado e somente uma equipe especializada pode realizar as fotos com toda a segurança. Isso tudo sem falar com o cuidado com a higienização dos materiais que ficam em contato com os bebês”, destaca Ana, da Cegonha Imagens.

O bebê tem que estar dormindo?

Não necessariamente. “Normalmente fazemos fotos com o bebê dormindo, pois eles ficam mais calminhos e maleáveis para as poses”, explica a sócia-proprietária da Cegonha Imagens. Além disso, normalmente os pais esperam que essas fotos sejam de soninho. Mas fotos com o bebê de olhinhos abertos (e calmo) também ficam lindíssimas!

O bebê não passa frio?

Se o ensaio for bem feito, não. O ambiente em que o ensaio é feito deve estar em torno de 30 graus. Nessa fase, o bebê ainda não tem controle de temperatura corporal. Aproximamos o ambiente então do que ele estava acostumado por 9 meses. Dessa forma é seguro deixar o bebê sem roupinhas para as fotos.

E se precisar mamar?

Se precisar mamar, vai mamar! 🙂 O ensaio newborn deve ser todinho pensado no conforto do bebê e dos pais. Paradas para mamar são feitas tantas vezes quantas forem necessárias para o bebê ficar num soninho tranquilo. Aliás, quanto mais mamar, melhor!

Leia também:
# Cuidados com o recém-nascido: os primeiros dias do bebê em casa
# Tudo sobre o sono do bebê: quantas horas precisa dormir?
# Passeios com bebês: primeiros dias

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *