Banho do bebê recém-nascido em casa
21 de julho de 2020
Amamentação exclusiva
Amamentação: dicas de extração do leite materno
5 de agosto de 2020

Quase todo mundo já presenciou esta cena: irritado, choroso e sem nenhuma paciência, seu bebê parece um pequeno vulcão entrando em erupção. E a sentença vem rápida: é sono acumulado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por que isso acontece? A nossa especialista no tema, a psicóloga Fabiana Magni explica o chamado “efeito vulcânico”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os bebês nascem sem capacidade de ficarem acordados por muito tempo: o soninho é chamado polifásico, que é quando os pequeninos dormem em “blocos” dentro das 24 horas do dia. Sonecas de 1 até 3 horas são esperadas para que dar conta das necessidades biológicas deste período. Conforme o bebê vai crescendo e sua maturidade vai aumentando, aumenta o tempo que começa a aprender a ficar cada vez mais acordado durante o dia (e então os blocos vão sendo “jogados” para a noite).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Porém, enquanto todo esse aprendizado não acontece, se o bebê pular sonecas durante o dia a tendência é acumular cansaço”, explica Fabi. E aí surge o tal efeito vulcânico que todas as famílias querem evitar. “É um choro muito forte e uma dificuldade maior ainda de sair desse ciclo do choro, pois não consegue lidar com o cansaço do sono acumulado”, define.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O QUE É IMPORTANTE CUIDAR: que esse bebê tire bons cochilos restauradores durante o dia para que no fim de tarde/início da noite não tenha tanto sono acumulado. As várias sonequinhas diurnas garantem também que o sono noturno seja mais tranquilo.

Veja também aqui no site:

@@ Guia do banho em casa para recém-nascidos
@@ Apojadura: o que você precisa saber sobre a descida do leite
@@ Qual pasta de dente infantil escolher?

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *