É perigoso ter gatos durante a gravidez?

Maternidade tardia: tire suas dúvidas sobre fertilidade e os riscos após os 40
16 de janeiro de 2020
O que é uma “academia para bebês”?
28 de janeiro de 2020

Toda gestante que tem gato já deve ter escutado aquela história de que não pode manter mais seu animal de estimação em casa. Mito ou verdade? MITO! A obstetra Gioconda Lucatel, da Nasce Gestante, traz a informação:

“Toda grávida pode manter seus ‘filhos de 4 patas’. Nenhum bicho precisa ser eliminado da família quando um bebê está para chegar”, afirma. O problema é a toxoplasmose, que traz riscos (leia mais a seguir).

“O gato tem que ser bem cuidado: ir ao veterinário regularmente, ter as vacinas em dia, receber vermífugo. Não deve passear pela cozinha, por exemplo, e ter contato com alimentos”. Em resumo: não é a presença do bicho que causa problemas, e sim o contágio ocorre por fezes de um gato doente que entram em contato com a comida crua ou mal lavada.

O que é a TOXOPLASMOSE
É uma infecção causada por um protozoário encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns. O diagnóstico é baseado, principalmente, em exames de sangue. Os sintomas incluem dor muscular, febre e dor de cabeça, que podem durar semanas. Pode causar graves consequências para o bebê quando a mãe é contaminada durante a gestação.

Leia também:
Grávidas no verão: cuidados redobrados em dias de calor
Cuidados com o recém-nascido: os primeiros dias do bebê em casa

# Mães no puerpério devem cuidar ainda mais da saúde mental

Nasce Gestante
Nasce Gestante
Somos um centro de atendimento à gestante que reúne os mais renomados profissionais da área médica e da saúde, de diferentes especialidades, para atender a todas as necessidades da mulher em um só local, com conforto, qualidade e conveniência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *