Linha nigra durante a gravidez
Linha nigra durante a gravidez: o que é?
9 de dezembro de 2019
Quanto tempo o bebê deve dormir?
Tudo sobre o sono do bebê: quantas horas precisa dormir?
19 de dezembro de 2019
Todos os pais esperam ansiosamente as primeiras palavras do bebê. Porém, esse momento também levanta muitas dúvidas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem.

Os marcos de desenvolvimento servem para guiar médicos e pais durante os crescimento da criança. Esses marcos podem criar muitas comparações e preocupações, mas são importantes para entender a fase que seu filho está passando. Segundo a fonoaudióloga Ana Carolina Battezini, da Nasce Criança, assim como existem marcadores para ações e habilidades, existem para o desenvolvimento da fala e da linguagem. Para isso, são observados os sons, balbucios, palavrinhas, quantidade de palavras, formação simples de frase, e assim por diante.

“O desenvolvimento típico da linguagem e da fala tem seus marcadores, que apesar de não serem super rígidos e variar um pouco de criança para criança tem sim uma margem onde pode-se pensar em um atraso ou alguma dificuldade de linguagem”, conta a fonoaudióloga. O quadro abaixo simboliza algumas das marcas que você deve observar na época do desenvolvimento da linguagem. 

O que observar nessa fase?

Um indicativo de atraso pode aparecer aos 2 anos de idade, quando a criança ainda fala poucas palavras e não consegue juntá-las em frases. A fonoaudióloga Ana Battezini indica que, com a ajuda de um profissional, investigue-se para entender porque o desenvolvimento da fala está ficando aquém do esperado.

Aos 3 anos, os pais devem estar atento a forma que a criança se comunica com outras pessoas. A fala deve ser compreensível até mesmo para quem não faz parte da família, mesmo que existam trocas e problemas conjugais. Já por volta dos 5 anos, a criança deve demonstrar domínio da língua e dos fonema. Nessa idade a criança também de ter a capacidade de comunicar-se bem, compreendendo os outros e expressando suas necessidades.

Caso você perceba que seu filho está atrasado em algum desse aspectos, o fonoaudiólogo está habilitado para identificar esses aspectos. “A fonoaudiologia é a profissão habilitada para identificar esses aspectos, sendo uma das mais adequada para realizar avaliações, diagnósticos e terapias quando necessário”, conta Ana Battezini. 

Veja também:
# Como estimular a linguagem do bebê?

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *