Coto umbilical: como cuidar nos primeiros dias do bebê

Novo curso (online) de gestantes Nasce Saúde: inscrições abertas
7 de setembro de 2020

Foto: @cegonhaimagens

É muito comum ter dúvidas sobre como cuidar do coto umbilical. Ter receio em tocar para fazer a higiene é um comentário comum entre as famílias de recém-nascidos. Aqui, as orientações básicas para mamães de primeira viagem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Calma! Não dói”, explica a pediatra Carolinne Santin Dal Ri. O bebê não sente nada, mesmo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que é importante: limpar! Manter bem limpo, pois é uma entrada aberta para infecções.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como limpar? Usando cotonete e álcool 70%. Desde a parte “gelatinosa” seguindo até a base, na transição do coto com a pele do bebê. Secar bem depois do banho e pelo menos mais uma vez ao longo do dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se der uma sangradinha de leve nos primeiros dias, é porque ainda está cicatrizando. Não se assuste se encontrar sangue seco, pode ser comum.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quanto tempo demora para cair? Normalmente cai por volta da segunda semana de vida, às vezes antes ou depois.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fraldas: cuidar para a parte superior não ficar por cima, e sim dobrada para baixo, sem pressionar o coto. O importante é deixar o umbigo para fora, respirando.

E sobre os truques de “antigamente”, da época das nossas avós (ou bisavós), como usar faixas para comprimir ou moeda para formar o umbigo: nada, nada disso! Deixar livre respirando até cair.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No nosso curso online de gestantes, que ocorre de 21 a 25 de setembro, esta e outras dúvidas frequentes fazem parte da aula da pediatra Carolinne, “Os primeiros dias do bebê em casa”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você vai poder se informar sobre todos os cuidados do recém-nascido e situações comuns como hora do banho (produtos, temperatura…), higiene dos olhos, a pele do bebê (descamação, cor e situações como brotoejas, acne, eritema tóxico etc), unhas, cólicas e refluxo, entre tantos outros temas. Saiba mais clicando aqui!
⠀⠀⠀⠀

Leia também aqui no site do Nasce:
@@ As vacinas das gestantes
@@ Cérebro de grávida: mito ou verdade?
@@ Nutrição da lactante: alimentação da mãe para o período da amamentação
@@ Benefícios da amamentação a médio e a longo prazo
@@ Dicas para extração do leite materno com máquinas

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *