Como escolher a cadeirinha de carro para bebês e crianças

Quanto tempo o bebê deve dormir?
Tudo sobre o sono do bebê: quantas horas precisa dormir?
19 de dezembro de 2019
Gravidez e Atividades físicas
Gravidez e atividade física
23 de dezembro de 2019

Vai viajar de carro com a família? No verão, além de organizar as idas para a praia, os pais também devem estar atentos para as medidas de segurança que devem ser tomadas ao andar de carro com as crianças. A Lei da Cadeirinha entrou em vigência em 2008, mas mesmo assim, sempre surgem muitas dúvidas sobre o assunto.

Na Caderneta de Saúde da Criança, que você deve ter aí na sua casa, o Ministério da Saúde apresenta algumas normas para fazer seus passeios de carro serem mais tranquilos e seguros:

Infográfico sobre seguranças das crianças no trânsito produzido pelo DNIT
  • Até 1 ano – A criança deve ser transportada no bebê conforto ou conversível – uma cadeira especial em forma de concha, levemente inclinada, que deve ser colocada no banco de trás, voltada para o vidro traseiro, conforme orientação do fabricante.
  • 1 a 4 anos – No carro, a criança deve usar a cadeira especial no banco de trás, voltada para frente, corretamente instalada, conforme orientações do fabricante. 
  • 4 a 6 anos – A criança deve usar os assentos de elevação (boosters), com cinto de segurança de três pontos no banco traseiro. 
  • 6 a 10 anos – Após os 7 anos e meio, as crianças podem usar apenas o cinto de segurança de três pontos, no banco de trás. Só é permitido pela lei sentar no banco da frente a partir dos 10 anos (ou a partir de 1m45cm de altura) e com cinto de segurança.  

Além dessas indicações, pais também devem estar atento a outros detalhes envolvendo a altura e o peso da criança. O bebê-conforto deve ser usado virado para o vidro traseiro até um ano ou até o bebê atingir 13 quilos. Já em relação à altura da criança, o topo da cabeça não pode ultrapassar o bebê-conforto. Quando isso acontece, está na hora de mudar para a cadeirinha.

A cadeirinha deve ser utilizada de acordo com as indicações do fabricante para peso. Geralmente crianças com mais de 18 quilos devem migrar para o booster utilizado junto com o cinto de três pontos. O assento de elevação é usado até a altura mínima para utilizar o cinto de segurança convencional, 1m45cm.

Veja também:
# Tudo sobre o sono do bebê: quantas horas precisa dormir?
# Café da manhã: nutrição e desenvolvimento intelectual
# Com que idade a criança deve estar falando?

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *