Cólica em bebês
Cólica em bebês: quais as causas?
27 de outubro de 2019

A partir do momento em que os primeiros dentes de leite nascem, os cuidados passam a ser mais frequentes

Muitas mães perguntam qual é o momento certo para marcar a primeira consulta com o odontopediatra. E a resposta é: quando os primeiros dentes dos bebê começam a aparecer. Portanto, essa consulta deve ser marcada no período próximo ao primeiro aniversário da criança. O dentista vai guiar os pais quanto aos cuidados que eles devem ter com saúde bucal do seu filho.

A partir do início dessa fase, é necessário que a higienização seja realizada com mais frequência. A odontopediatra Patrícia Blaya Luz, que atende na Nasce Criança, aconselha que o primeiro investimento seja em uma escova de dentes adequada e de boa qualidade. Por isso, é essencial que a escova tenha cerdas macias.

“Muitas crianças mordem as escovas durante a higiene e isso pode fazer com que as cerdas logo fiquem ‘descabeladas’. Dessa forma, se seu filho costuma morder a escova, uma dica boa é utilizarem duas escovinhas durante a higiene: uma para ele brincar e morder e outra para você escovar”.

A escovação deve ser feita com movimento de vai-e-vem e repetida três vezes em cada grupo de dentes. Assim, a divisão é feita entre dentes da frente, dentes do fundo de um lado e dentes do fundo do outro lado em ambas arcadas. Esse processo pode ser realizado no ambiente mais confortável para o bebê; no quarto, no banheiro, no trocador, durante o banho ou quando e onde você achar melhor.

“O mais importante é que seja em um momento em que a criança esteja mais disposta e possa curtir essa higiene como uma forma de carinho e troca com a mamãe”, aconselha a odontopediatra.

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *