Dia Mundial de Conscientização do Autismo: como auxiliar as crianças atípicas e seus familiares a lidar com este momento atípico?

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O autismo ou o Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas.

Em função destas diferenças únicas, o comportamento do autista pode ser caracterizado como “atípico”, ou seja, nem melhor ou pior, muito menos “anormal”, no entanto, diferente do esperado para das pessoas da sua faixa etária. O TEA pode variar quanto à intensidade dos sintomas e prejuízo gerado na rotina do indivíduo, como explica a neuropsicóloga Luciana Schermann Azambuja, da Nasce, em Porto Alegre.

Falando em ROTINA, em decorrência do isolamento social causado pelo novo coronavírus, todos tivemos mudança radical de vida, impactando nossa rotina bruscamente.

“Essa alteração de rotina vem sendo muito difícil e tem gerado estresse para qualquer um. Sem a menor dúvida, para as famílias com crianças autistas, lidar com esse momento atípico torna-se ainda mais complicado”, explica a neuropsicóloga.

Uma das características mais comuns dos autistas é o comportamento rígido, o qual faz com que ele tenha menor flexibilidade de pensamento (pensamento mais concreto) e maior dificuldade de “quebrar” rotinas.

A maioria dos autistas têm necessidade em manter uma rotina pré-determinada, o que ajuda em sua organização, de forma que com a antecipação dos acontecimentos ele se sinta mais seguro e adaptado. De forma geral, o Transtorno do Espectro Autista tem como característica o apego a seus rituais, incluindo a manutenção das suas tarefas de vida diária e dificuldades de entender a ruptura delas.

O termo “espectro” reflete à ampla variação nos desafios e pontos fortes possuídos por cada pessoa com autismo. Desta forma, pela a heterogeneidade do espectro, as dificuldades de adaptação à este novo cenário vão ocorrer em graus diferentes. Quanto maior a severidade do quadro, ou seja, em autistas graves e com maiores prejuízos na compreensão, provavelmente, a adaptação à imprevisibilidade do dia-a-dia será mais impactante.

Tal situação, pode deixar as crianças mais impacientes e irritadas. Desta forma, a mensagem principal para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano é a de amenizar o desconforto e a desorganização ocasionada pela interrupção abrupta das atividades de vida diária tento na criança, quanto em sua família.

O QUE FAZER

Com as atividades suspensas, tente simular as afazeres os quais a criança praticava fora de casa, com a manutenção dos horários e com brincadeiras e exercícios semelhantes aos que ela realiza tanto na escola, quanto em seus atendimentos individualizados. Embora seja uma tarefa nada fácil, mesmo porque os familiares também necessitam continuar as suas próprias atividades em home office, além da sobrecarga de trabalhos domésticos, tente incentivar e manter toda a rotina possível. Muitos sites especializados estão disponibilizando sugestões de atividades para os familiares realizarem em casa e também para a criança realizar virtualmente.

“Embora a mensagem que deixo nesse ano seja relacionada ao manejo da quebra de rotina, vale lembrar da importância do diagnóstico precoce, o qual faz toda a diferença no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com TEA”, afirma Luciana Schermann Azambuja.

A maioria dos casos ainda é detectada tardiamente, no entanto o diagnóstico já pode ser realizado aos 18 meses de idade, o que possibilita um maior estímulo das potencialidades e auxílio no desenvolvimento de formas adaptativas de comunicação e interação.

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