Café da manhã: nutrição e desenvolvimento intelectual

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O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas nem todos tem o hábito de tomá-lo. Porém, de acordo com estudo realizado na Universidade de Leeds no Reino Unido, essa refeição é especialmente importante para as crianças. Depois de entrevistar centenas de crianças da região de West-Yorkshire, os pesquisadores perceberam que os estudantes que pulam o café da manhã têm uma desvantagem em notas.

O desjejum é o momento em que adquire-se a energia necessária para enfrentar a primeira metade do dia. Além disso, essa refeição é a primeira após um jejum de oito horas durante o período de sono. Mesmo assim, diversas famílias não possuem o hábito de comer durante a manhã e isso pode ser passado para as crianças, segundo a nutricionista Gabriela Penter, da Nasce Criança.

É importante fazer essa refeição em modelo de família. Às vezes os pais não tem esse hábito e a criança vai seguir esse padrão. Também acontece da criança tomar mamadeira por muito tempo e não criar esse costume de fazer o café da manhã em família”, explica a nutricionista.

Qual é o café da manhã ideal para crianças?

O café da manhã deve ser uma refeição diversificada para repor os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários para o dia. Dessa forma, o cardápio deve incluir alguns itens principais, como detalha Gabriela, buscando incluir carboidratos, proteínas e frutas.

“Os pais sempre devem pensar em ter alguma fruta (de preferência frescas), priorizar cereais integrais (aveia, trigo integral) como fonte de carboidrato para receitas e adicionar fontes de proteínas vindas de lácteos ou ovos, evitando embutidos. Também deve-se tomar cuidado com o açúcar, principamente para crianças abaixo de 2 anos, dando preferência para o doce natural das frutas e dos alimentos”

Para um início de dia saudável, a nutricionista nos passou algumas opções de café da manhã que você pode preparar para os seus filhos:

  • Iogurte com fruta e pão com geleia;
  • Vitamina de banana e torrada com queijo;
  • Salada de frutas e omelete com queijo branco;
  • Bolo caseiro (sem açúcar para crianças com menos de 2 anos), frutas e iogurte;
  • Panqueca de aveia com maçã picada e mel;
  • Suco verde e tapioca recheada com queijo branco.

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Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

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