Bichos e crianças em casa: alérgicos podem ter?
17 de julho de 2020
Efeito vulcânico = sono acumulado do bebê
30 de julho de 2020

Foto @cegonhaimagens

Dentro do tema “cuidados com o recém-nascido”, uma das principais dúvidas das novas famílias é sobre o banho do bebê. Os primeiros dias em casa são de adaptação de todos, e a hora da higiene pode trazer certa ansiedade. Mas calma que a gente ajuda!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“O bebê gosta de água, passou semanas nadando, então o banho é o momento ideal para o relaxamento”, explica a pediatra Carolinne Santin Dal Ri.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Temperatura da água: não precisa de termômetro. Confie no seu feeling! “Se a água estiver gostosa para você, vai estar gostoso para o bebê”, orienta a pediatra, em média 37 graus, morninha/quentinha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Importante: os produtos usados devem ser neutros, hipoalergênicos, adequados para a pele do bebê.

Foto @cegonhaimagens

Muitos pais e mães perguntam se pode tomar banho de imersão, no ofurô ou na banheira, ou também no chuveiro. “Qualquer opção é válida, mas tudo vai depender da segurança que o adulto tem ao segurar o bebê. Nas primeiras semanas, é preciso ter destreza maior porque escorrega, o sabonete deixa mais liso mesmo, requer os cuidados de atenção, especialmente enquanto o bebê ainda não sabe sustentar o pescocinho”, explica Carol.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma dica é deixar o bebê enroladinho em um “cueiro” (tecido de flanela, agoldão etc) para ir manuseando nos primeiros banhos, até pegar o jeito!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
MAIS: não fique com receio de molhar o umbigo, pois basta secar bem após o banho, e também os ouvidinhos, que não se vão encher de água a ponto de resultar em algum problema.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Nas primeiras consultas, sempre oriento que o banho seja dado pelo pai ou companheiro/a, pois é um momento tão bonito de vínculo e conexão! A mãe já tem desde a gestação e depois na amamentação. Essa é uma oportunidade de ouro nos cuidados diários”, indica a pediatra.

Leia também aqui no site do Nasce:
@@ Apojadura: o que você precisa saber sobre a descida do leite
@@ Qual pasta de dente infantil escolher?
@@ Os primeiros dias do bebê em casa

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nasce Criança
Nasce Criança
Nosso propósito é promover o planejamento saudável do desenvolvimento da criança, envolvendo todos os aspectos de saúde, com atendimento pediátrico, nutricional, odontológico e todas as especialidades necessárias nos primeiros anos de vida do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *