Março Amarelo: mês mundial da conscientização da endometriose
16 de março de 2020
Dia Mundial de Conscientização do Autismo: como auxiliar as crianças atípicas e seus familiares a lidar com este momento atípico?
2 de abril de 2020

É possível melhorar a imunidade através da alimentação? A resposta é sim, porém não existe um único alimento que tenha o poder de aumentar a imunidade e proteger do contágio pelo coronavírus. O que pode mudar é como o nosso corpo lida com qualquer doença. E aí que entra o papel da nutrição na imunidade.

A nutricionista Betina Ettrich, da Nasce Gestante, lista dicas para você transformar sua alimentação e, consequentemente, aumentar a sua imunidade, sempre aliado a outros bons hábitos e estilo de vida.

Dicas para transformar sua alimentação

  • Uma nutrição baseada em alimentos ricos em vitaminas, minerais, compostos bioativos e com adequado aporte calórico irá deixar o nosso organismo mais forte e o sistema imunológico mais ativo.
  • Todas as vitaminas e minerais são importantes, mas podemos destacar:

➡vitamina C (acerola, laranja, limão, etc)

➡vitamina A (vegetais e frutas laranjas como abóbora, cenoura, mamão, etc)

➡magnésio e vitaminas do complexo B (vegetais verde-escuros como couve, brócolis, rúcula, etc)

➡vitamina E (cereais e grãos integrais, sementes e oleaginosas, azeite de oliva) e zinco (feijões, sementes e oleaginosas, carnes e frutos do mar).

  • Além disso, consumir gengibre, cúrcuma, própolis, frutas vermelhas, cacau, alho e cebola também contribuem para o sistema imunológico.
  • É importante manter os níveis de vitamina D adequados (através da exposição solar) e uma ingestão adequada de líquidos (através do consumo de água e chás).
  • E ainda incluir probióticos (iogurtes, kefir, kombucha e suplementos) e fibras (vegetais, frutas e alimentos integrais) auxiliam na saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Ou seja, a alimentação precisa estar, mais do que nunca, colorida e nutritiva!

“Não basta comer uma vez ou só de vez em quando, esses alimentos precisam estar presentes na sua rotina para manter o organismo forte nesse momento”, explica Betina.

Além disso, dormir bem, controlar o estresse, manter-se fisicamente ativo, evitar o consumo de açúcar, álcool e alimentos industrializados também são medidas importantes para o nosso sistema imunológico.


Nasce Gestante
Nasce Gestante
Somos um centro de atendimento à gestante que reúne os mais renomados profissionais da área médica e da saúde, de diferentes especialidades, para atender a todas as necessidades da mulher em um só local, com conforto, qualidade e conveniência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *